Gestão de ativos e processos

A Delicato atua na gestão e manutenção de ativos industriais e gestão dos processos de engenharia para empresas que buscam melhoria em seus resultados.

O diferencial de seus projetos é integrar, de forma estratégica, as necessidades da área operacional, técnica e de engenharia com o planejamento da área financeira e as exigências da área legal. Tudo isso é feito dentro das modernas exigências de Governança Corporativa, aderência ao IFRS (International Financial Reporting Standards) e boas práticas do setor.

Com esse diferencial, as empresas clientes colhem benefícios que vão além daqueles obtidos com a simples gestão dos ativos, e que são observados imediatamente nos resultados financeiros.

A Delicato aporta às empresas um olhar múltiplo sobre os vários aspectos envolvidos na produção e nos processos operacionais por meio das seguintes áreas de atuação:

  • Avaliação de ativos (Asset Valuation): Em atendimento às solicitações de investidores ou do board das empresas, a Delicato emite opiniões de valor sobre os ativos ou negócios da companhia, com grande capacidade de análise – considerando os aspectos técnicos, financeiros e legais – sejam eles tangíveis ou intangíveis.


  • Fusões e Aquisições (Merger & Acquisitions): Avalia a capacidade produtiva, os planos de investimento e expansão; faz avaliação de ativos para fusões e aquisições; realiza due dilligences e redesenha a estrutura organizacional, priorizando e orientando as empresas durante as atividades de integração das operações e garantindo o compliance às normas aplicáveis e às designações oriundas dos Conselhos de Acionistas.


  • Gestão de ativos (Asset Management): Com reports realizados em geral junto à alta direção da empresa (C-Level), a Delicato desenvolve análise diagnóstica dos ativos, conciliação físico-contábil, análise de vida útil, definição de procedimentos e processos. Define e implementa áreas e equipes responsáveis pela gestão de ativos, de acordo com as boas práticas da Governança Corporativa integradas ao restante da corporação.


  • Manutenção de ativos: Desenha processos de alta eficiência para a manutenção dos ativos, implanta mudanças nesses processos e coordena a integração das áreas e processos de manutenção com outras áreas da empresa e seus processos. O beneficio dessas ações está na obtenção de metas integradas transversalmente às várias áreas da empresa e aos programas de controle de qualidade que apresentam resultados palpáveis para o cliente.


  • Programas de gestão da manutenção: Estrutura a criação de programas de gestão da manutenção de ativos nas empresas, com o objetivo de analisar oportunidades de redução de custos de produção e de manutenção; implanta a gestão integrada das áreas de suprimento e manutenção e de toda a cadeia de suprimentos; desenvolve o planejamento da produção integrado ao restante da empresa, entre outras atividades que agregam resultado ao acionista.


  • Contratos de leasing: Avalia contratos de leasing de equipamentos como aviões, navios, plantas industriais e plataformas de petróleo, coordenando o compliance às exigências contratuais e à gestão mais eficiente desses equipamentos. Os trabalhos nessa área resultam em economias significativas e minimização dos riscos financeiros para a empresa.