Delicato recuperou US$ 22 milhões para empresa de aviação comercial

Uma rigorosa avaliação de contratos de leasing, realizada pela Delicato, permitiu que uma importante empresa da aviação comercial evitasse gastar cerca de U$ 22 milhões na gestão de seus ativos. O case, que se tornou referência da atuação da Delicato e benchmarking nessa área, teve como ponto de partida a necessidade de se identificar o risco financeiro nos contratos de leasing das aeronaves dessa companhia.

A solicitação de análise dos contratos foi feita pelo diretor financeiro, levando à contratação de uma empresa de auditoria e consultoria. Esta, por sua vez, firmou parceria com a Delicato em função da expertise da empresa na área de aviação.

A implementação do projeto pela Delicato consistitu na recuperação de US$ 22 milhões, o que foi obtido a partir de ações como revisão dos contratos do ponto de vista técnico-financeiro, adequação da manutenção das aeronaves aos prazos exigidos nos contratos e de decisões planejadas.

Desde o início da implementação do plano, foi realizado também o redesenho da estrutura organizacional da empresa para a inclusão de uma área voltada à gestão de ativos. O Comitê de Gestão de Ativos foi criado para integrar as áreas envolvidas na administração das aeronaves: financeira, técnico-operacional, de recursos humanos, suprimentos e manutenção. Outro objetivo do comitê foi envolver seus representantes na busca das melhores práticas. Com isso, a Delicato preparou todo o ambiente para a melhoria da gestão de ativos e, consequentemente, a redução de gastos e melhora do resultado financeiro.